Cultura?

O que é cultura? Na etimologia da palavra cultura significa, entre outras definições: um padrão integrado de conhecimento humano, de crença e comportamento que depende da capacidade por pensamento simbólico e aprendizado social. O dicionário Webster adiciona nesse significado: ‘a capacidade de aprendizagem e de ensino para suceder gerações; conjunto de valores, características do dia a dia’. Segundo a Wikipédia, cultura é ‘um sistema de símbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres humanos’. Cultura é informação, isto é, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos e aos vindouros. Cultura é algo dinâmico e não estático. Com as gerações mudanças são feitas através de acionamento de mecanismos adaptativos e cumulativos.

Como então ‘culturalizar’ os conceitos de Jesus e Seu Reino, cultivar a cultura dos céus na terra? Eu quero fazer essa inserção! Somos embaixadores representantes de um Reino que a cultura é muito diferente das que são conhecidas na terra, nós carregamos conceitos, conhecimento e práticas do sobrenatural. Assim, fazemos história, influenciamos gerações e estabelecemos o Reino, assim como está escrito em Apocalipse 11.15: ‘…e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.’

Imagine a cultura sendo revestida de poder pelo Reino de Deus. Eu quero engajar nessa realidade de possibilidades infinitas. Eu quero ver o que foi destruído reconstruído, crianças restauradas para seus pais, e os pais para seus filhos. Nações debaixo do controle de Jesus, e livres da escravidão, livres da exploração sexual. Filhos e filhas andando com Deus Pai como reis e rainhas do Rei dos reis! Essa é minha cultura, é aí que estou direcionado!

Basta à religião, que venha a verdade e o Reino da luz invadir a cultura.

20120124-194842.jpg

2 Comments

Comments are closed.